Crítica | Birdman

É engraçado começar um texto quando o assunto em questão diz bastante sobre os críticos, dos quais são pessoas frustradas por não terem conseguido ser aqueles que criticam. Será? Nunca quis ser atriz, nem diretora, mas todos os “reviews” de filmes que já fiz foi por querer encontrar pessoas que pensem da mesma forma ou que estão dispostas a debater de maneira saudável. E para finalizar, não, eu não me considero uma crítica, muito menos profissional do ramo, o que você vai ler aqui é sobre uma pessoa que formou uma opinião em seu momento de lazer (inclusive, se você quiser uma crítica mais aprofundada, recomendo que leia o texto da lully).

Birdman-3Então em vésperas de Oscar, eu não poderia deixar de falar minha opinião sobre o filme que teve 9 indicações, por questões técnicas é realmente muito válido, mas o filme como todo não me agrada. Fui sem ver qualquer sinopse ou trailer, contando apenas com um bom elenco.

Atenção!! A partir daqui haverá spoilers

birdmanA parte que mais me incomoda, é que o filme seria muito melhor se as “ilusões” não virassem tão surreais, dando um exemplo, até o momento em que ele “taca as coisas” ok, o momento que ele voa que me incomoda e o fim. ANTES DE DAR CHILIQUE, me deixa explicar.

Você já entendeu o filme e a proposta, não precisava dos exageros. O conflito é interessante, óbvio, os exageros não. Por quê? Eu entendi que a partir do momento que ele voa demonstra que está completamente louco, quando ele deixa o taxista sem pagar é nítido que aquilo não estava acontecendo, que era surrealismo, esquizofrenia, mas só de ele ver ele mesmo vestido do personagem do “auge” da sua carreira como alguém que o coloca para baixo, afinal ele quis fazer a peça na Broadway para se auto confirmar como bom ator e por questões de ego, já era o suficiente para fazer qualquer pessoa sã entender que chegou a loucura.

birdmanEntão me expliquem uma coisa, a filha dele estava louca? Inclusive muito bem interpretadíssima pela Emma Stone ❤ do qual fez um monólogo incrível no durante o filme (para não falar somente mal do filme, aliás ainda irei falar das coisas boas, calma!). A loucura foi tão além que o final foi feito esquecendo de detalhes como esse, e detalhes como esse infelizmente me fazem repensar na obra como um todo.

Entretanto tem momentos memoráveis, o filme que foi “feito em um take só”, é incrível de se ver planos-sequência montados que aos olhos do leigo parecem contínuos.

O filme te envolve a ponto de você ficar nervoso a cada ensaio que dá errado e você fica pensando se a peça vai dar certo, o protagonista é tão convicto do seu trabalho que você chega a torcer para que dê certo, senão você fica com pena caso dê errado.

birdman_lA cena com a crítica é incrível, a cena da briga, os detalhes do baterista entre uma cena ou outra fazem com que o filme se torne agradável e envolvente de ver.

Eu acredito que o filme tem chances de ganhar melhor diretor, melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor ator coadjuvante.

O Oscar acontece nesse domingo (22/02) as 22h e será exibido pela Globo (não sei se passa inteiro e tem dublagem simultânea) e TNT.

Acompanhe também o Twitter, a Fanpage e o Instagram.

Agora você também pode me enviar cartas e/ou produtos em

Caixa Postal 9077

CEP 22270-970

 

Deixe um comentário

